skip to content
 

UFOP participa de encontro do BRICS na Rússia

Gabriel Campbell
 
 
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAD) e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) representaram a UFOP no evento do BRICS, intitulado Global University Summit, em Moscou, na Rússia, no final de outubro. 
 
 
O encontro das universidades do BRICS foi um evento oficial realizado pela presidência da Rússia que reuniu mais de 400 representantes das principais universidades e centros de pesquisa do grupo. BRICS é o nome do conjunto de países com economia emergente e em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
 
 
De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rodrigo Bianchi, "os caminhos das realizações dos países do BRICS passam necessariamente pela implementação de novas iniciativas e colaborações científicas e tecnológicas. Assim, é preciso valorizar ainda mais a educação e as colaborações institucionais desses países", assinala. 
 
 
Durante o encontro, aconteceram sessões e mesas redondas com temas diversos, dentre eles: mobilidade acadêmica, migração educacional, rankings e consórcios universitários, educação à distância, interação universidade-empresa, segurança cibernética, comércio e relações internacionais, além da criação de uma rede de universidades dos BRICS. 

 

Bianchi participou da sessão "Estudos Acadêmicos e Tecnologias Modernas" com a plenária "Ciência Acadêmica e a Implementação Industrial da Inovação". Na oportunidade, o pró-reitor apresentou a UFOP, as parcerias da Universidade com empresas e os projetos de inovação aqui desenvolvidos. "A participação da UFOP no evento deverá incentivar colaborações e promover a mobilidade acadêmica com universidades e instituições de pesquisa com os países do BRICS", destacou Bianchi. 
 
 
Para a representante da CAINT, Jaqueline Schultz, "o encontro foi também uma excelente oportunidade de aumentar o diálogo com as universidades do BRICS, além de propiciar a troca de experiências e ampliação da rede de contatos internacionais da UFOP", acrescentou. 
 
 
 
Atualizado em: 05/11/2015 - 12:26